1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

doogee s50

 

O mercado dos smartphones encontra-se cada vez mais competitivo, e algumas marcas chinesas ainda continuam a tentar apostar em equipamentos que atraiam os consumidores. A Doogee pode não ter uma grande popularidade em vários mercados, mas é bem conhecida pelos seus smartphones de qualidade.

 

Hoje o TugaTech vai analisar a sua mais recente aposta para o mercado: o Doogee S50. Depois do lançamento do S60, o novo S50 continua a ser um smartphone premium destinado aos utilizadores que pretendam proteção e garantias de durabilidade, sendo especialmente desenvolvido para os ambientes onde smartphones regulares não aguentariam. Apenas pelo design agressivo, isso é bem visível, mas durabilidade e resistência são os dois pontos chave deste modelo.

Um agradecimento especial à loja eFox pela disponibilização do equipamento para teste.

 

> Design

 

O S50 conta com uma estrutura rígida em plástico, garantindo-lhe proteção contra choques, água e diferenças extremas de temperatura. A estrutura é composta sobretudo por TPU e poli-carbonato, juntamente com algumas partes em metal. Toda a estrutura encontra-se em tons pretos, exceto as riscas no topo e lateral do ecrã em tons cor de laranja.

 

doogee s50 frente

 

No momento em que as margens do ecrã estão a ser cada vez mais reduzidas, o S50 conta com umas grandes, o que em parte se deve à sua própria estrutura rígida. Os botões capacitivos no fundo do ecrã podem não ser muito visíveis, mas funcionam como esperado.

 

doogee s50 traseira

 

A empresa optou ainda por utilizar um ecrã LCD no formato 18:9, o qual conta ainda com duas câmaras frontais. O dispositivo conta com proteção IP68, o que lhe garante proteção contra a submersão em água, no entanto é possível ainda encontrar na estrutura as entradas Micro-USB e de 3.5mm, ambas cobertas por uma patilha de segurança para prevenir a entrada de líquidos.

 

doogee s50 entrada usb

doogee s50 lateral

 

Por fim, encontramos ainda na estrutura a entrada para dois cartões SIM, o botão Power, botões de volume, e um botão programável na lateral. Na parte traseira encontra-se as saídas de som, o leitor de impressões digitais e o sistema de duas câmaras com flash LED.

 

doogee s50 câmara traseira

 

Em nível de design, não se espera outra coisa de um smartphone com promessas de resistir a “quase tudo” do dia a dia. Pode não ser o mais atrativo ao olhar ou o equipamento mais fácil de se utilizar nas mãos, mas faz o prometido sem destronar um design agressivo e promissor.

A empresa garante que a durabilidade é um dos pontos fundamentais para o S50, e segundo alguns testes que foram realizados isso é bem visível. Nem mesmo com uma queda de elevadas alturas ou um carro a passar por cima do equipamento parecem afetar a sua usabilidade.

 

 

> Características

 

Este modelo conta com um processador Mediatek Helio P23 MT6763, GPU Mali-G71, 6GB de RAM, uns espantosos 128GB de armazenamento interno, ecrã de 5.7 polegadas, uma bateria de 5180 mAh, duas câmaras traseiras de 16MP+13MP e duas frontais de 16MP+8MP.

Este conta ainda com certificação IP68, que lhe garante proteção contra choques, submersão em água e exposição prolongada a pó. De fábrica o equipamento conta ainda com o Android 7.1.1, que não sendo a versão mais recente do Android, ainda se encontra aceitável – embora seja de duvidar que venha a receber atualizações no futuro.

 

câmaras frontais doogee s50

 

A bateria de 5180 mAh é sem duvida um grande destaque, fornecendo uma autonomia acima da média, conjugando ainda com os 128 GB de armazenamento interno, que serão mais do que suficientes para guardar tudo o que necessite. Porém, a bateria conta apenas comum sistema de carregamento 5V2A, não tendo portanto tecnologia de carregamento rápido (Fast charging). Se necessitar de mais espaço para armazenamento, é também possível utilizar uma das entradas do cartão SIM para utilização com um cartão MicroSD.

 

As câmaras totalizam 53MP, o que será sem duvida apreciado em conjugação com a Doogee a afirmar que as câmaras frontais possuem um angulo de captura na casa dos 130º.

O ecrã de 5.7 polegadas LCD IPS possui uma resolução de 1440 x 720px, o que não sendo a maior qualidade no mercado, é suficiente para uma boa visualização dos conteúdos apresentados.

 

> Desempenho e utilização

 

Apesar de contar com um Mediatek Helio P23, o desempenho geral do S50 encontra-se aproximado ao que seria de esperar num smartphone desta gama. Unicamente nos testes de desempenho gráfico é que se verifica alguns valores reduzidos, como é o caso do 3DMark Slingshot, mas no desempenho para utilização geral este será certamente aceitável para a grande maioria das aplicações.

 

teste geekbench

3dmark

benchmark doogee s50

benchmark leitura escrita s50

 

Com os gráficos demonstram, não deverão ser verificados problemas para as atividades do dia a dia. Certamente não será o melhor equipamento para jogos mais exigentes, mas não serão verificados acessos lentos em aplicações como redes sociais e afins.

Os 6GB de RAM também deixam espaço para multi-tasking, juntamente com os 128GB de armazenamento expansível por cartões SD.

 

A nível do ecrã, o S50 disponibiliza cores vibrantes e uma boa visibilidade, mesmo sobre luz direta do sol. Porém, devido à camada protetora existente no ecrã, será de esperar um acumular de impressões digitais e manchas. Os 282 pixéis por polegada não é exatamente um valor que agrade para uma imagem nítida, porém serão certamente aceitáveis para um equipamento dentro desta gama de preços, e mesmo assim não verificamos nenhum problema na utilização de apps regulares, com o texto a ser bem visível.

 

A nível da bateria, os 5180 mAh não deixam margem para dúvidas que não terá problemas de autonomia. Não é difícil ultrapassar os dois dias de autonomia com uma utilização ligeira, e mesmo os utilizadores que costumem jogar ou utilizar intensivamente as redes sociais não devem ter problemas em passar um dia e meio sem carregar.

Sem duvida, a bateria será um dos principais atrativos caso esteja à procura de uma solução robusta sem comprometer o tempo de utilização.

 

> Câmara

 

A câmara é um dos pontos fundamentais para muitos utilizadores, e com as duas frontais e duas traseiras existentes no S50, a promessa da Doogee passa por fornecer qualidade.

Nos nossos testes verificamos que as fotos são aceitáveis sobre ambientes com boa luminosidade. Porém, em ambientes com pouca luz, as imagens acabam por se tornar demasiado granuladas e sem cor.

 

doogee s50 foto 1

doogee s50 foto 2

 

Para a qualidade dos sensores e o número dos MP, seria de esperar algo superior. O contraste das imagens é baixo e as cores deixa algo a desejar, afastando o destaque para muitos utilizadores mais exigentes. Porém, para umas fotos do dia a dia, será certamente aceitável e não se deverá verificar grandes problemas.

Em condições ideais, o S50 é capaz de capturar fotos de boa qualidade para partilha nas redes sociais, mas não se espera algo da qualidade de outros smartphones de topo no mercado.

 

doogee s50 foto 3

 

A câmara possui também diferentes modos de captura. Uma vez que utiliza dois sensores tanto para as câmaras traseiras como frontais, seria de esperar o conhecido efeito de desfoque do fundo, o qual existe sobre a aplicação com o nome “boken”. No entanto verificamos que o efeito aplicado é artificial, sendo apenas um desfoque automático aplicado sobre o software nas bordas da imagem, deixando o destaque no centro.

 

Na verdade, não é claro qual o efeito das segundas câmaras por parte da Doogee. Nos nossos testes não conseguimos identificar nenhum modo onde estas sejam utilizadas de forma direta, apesar de existirem diferentes modos de captura. O segundo sensor poderia ser aproveitado captura de imagens com um ângulo superior, mas novamente não verificamos essa função dentro da aplicação nativa da câmara.

 

Ao cobrir a segunda lente com um pedaço de plástico escuro também não verificamos qualquer diferença na qualidade das fotos e vídeos. Isto leva-nos a concluir de que este segundo sensor poderá não ter grande impacto nos conteúdos capturados, se é que realmente é uma câmara. No passado já tínhamos verificado que alguns fabricantes possuem a prática de incluir um segundo sensor falso nos equipamentos, para efeitos de marketing, algo que apenas poderia ser verificado com a abertura do equipamento. Não indicando que seja este o caso, tendo em conta que a Doogee possui uma reputação aceitável, os nossos testes indicam que não existe qualquer impacto na utilização do segundo sensor.

 

No que respeita a vídeos, o S50 consegue fornecer uma boa qualidade de gravação, tanto na câmara traseira como frontal. No entanto, a falta de estabilização ótica deixa uma grande margem para vídeos com tremores. Tal como nas fotos, a qualidade dos vídeos é maior sobre ambientes com boa luz.

 

 

No geral, tanto em fotos como em vídeos verifica-se que o S50 consegue capturar imagens de boa qualidade final. Porém, peca em ambientes com pouca luz e a falta de estabilização ótica será certamente notável nos vídeos, sobretudo de cenas rápidas. A focagem em vídeos também não é perfeita, e sobre alguns casos poderá resultar numa qualidade visual negativa.

 

> Pontos negativos

 

Apesar de o S50 ser bastante atrativo, ainda assim possui alguns pontos negativos a ter em conta.

Em primeiro lugar possui apenas disponível o Android 7.1.1 – sem previsões oficiais que seja disponibilizada uma versão mais recente. Isto por si só não será um grave problema, porém é sempre de esperar uma disponibilidade limitada de atualizações no que respeita a smartphones chineses. A falta de alguns recursos do Android 8 será certamente notável por alguns utilizadores.

 

Outro ponto negativo encontra-se na falta de ligações USB-C – úteis sobretudo a pensar na resistência e proteção contra água – e na falta de suporte a carregamento rápido. Numa altura em que a maioria dos smartphones, mesmo os de entrada de gama, contam com estas duas vertentes, a falta das mesmas no S50 será negativa.

 

Por fim, a falta de estabilização ótica de imagem nas câmaras tornam o equipamento algo básico para gravação de vídeo quando não se utilize algo para estabilizar a gravação (por exemplo, colocar o equipamento sobre um tripé ou algo fixo). A utilização das duas câmaras não é exatamente explicita, com o segundo sensor a não aparentar fazer qualquer tarefa na qualidade final dos conteúdos, tanto em fotos como em vídeos e para ambos os sensores frontais e traseiros.

 

> Disponibilidade e Preço

 

O Doogee S50 encontra-se disponível a partir de 200 euros na loja da eFox, com entrega em Portugal (e acrescentando os custos de envio e possíveis custos da alfandega). Existem duas variantes de 64GB e 128GB de armazenamento interno:

 

> Resumo final

 

Dentro do mercado dos smartphones de elevada durabilidade, o Doogee S50 destaca-se por fornecer boas características dentro de um preço aceitavel. Certamente não será um flagship e tão pouco um equipamento para utilizadores exigentes, mas fornece uma boa expriencia de utilização para os utilizadores comum.

 

A larga autonomia e o espaço para armazenamento são dois dos pontos mais atraentes para este modelo. A qualidade das câmaras deixa, no entanto, a desejar. A implementação dos dois sensores fica longe do que pode ser encontrado em outros modelos da mesma gama.

Mas é um pequeno preço a pagar por um equipamento duradouro e resistente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech