1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Publicidade no Android

 

Os utilizadores de aplicações no Android – sobretudo jogos – estão habituados a encontrar publicidade nas mesmas. Para todos os efeitos, os programadores necessitam de obter rendimento das aplicações que criam, e a publicidade online é uma das formas mais simples de se fazer isso.

 

No entanto, em muitos casos, esta publicidade pode tornar-se bastante incomodativa ou até mesmo malicioso. Nos últimos tempos têm vindo a surgir cada vez mais casos de aplicações que ocultam a publicidade dos utilizadores, mas continuam a gerar falsos acessos nas mesmas – consumindo dados e recursos dos dispositivos moveis dos utilizadores no processo.

Além disso, existem todas as questões sobre a privacidade dos utilizadores e a recolha de informação dos mesmos para apresentação de publicidade direcionada, ou casos de malware distribuído nestes sistemas.

 

aplicações Android

 

No caso da internet regular, é muito fácil instalar uma extensão de bloqueio de publicidade no navegador para evitar a apresentação da mesma. Mas no caso de apps para Android a tarefa torna-se mais complicada. Exceto se utilizar a aplicação “personalDNSFilter” para esta atividade.

 

Basicamente, a “personalDNSFilter” trata-se de uma aplicação de bloqueio de publicidade para Android. Esta permite bloquear a apresentação de publicidade nos sites que o utilizador aceda pela Internet, mas sobretudo dentro do próprio sistema operativo e aplicações instaladas.

A aplicação funciona através da criação de uma VPN local no Android, que filtra todo o tráfego que é enviado e recebido pelo sistema. Com isto, a aplicação pode utilizar as tradicionais listas de bloqueio da publicidade para filtrar pedidos feitos a domínios desta.

 

A VPN é criada de forma local dentro do Android, e apesar de todo o tráfego passar pela mesma, nenhum conteúdo é enviado para terceiros. Esta apenas é utilizada para permitir o bloqueio de qualquer domínio externo que seja relativo a publicidade ou tracking.

Ou seja, apesar de o termo VPN estar normalmente associado à ligação com servidores remotos, todo o processo é realizado dentro do sistema

 

A utilização da aplicação é bastante simples: basta ligar, selecionar as listas que se pretende ativar, e iniciar a VPN. O Android poderá deixar uma mensagem de alerta a informar que todo o tráfego irá ser enviado para esta VPN, mas como visto anteriormente, os dados são filtrados apenas de forma local dentro da app.

 

imagem principal da app

 

O utilizador pode ainda controlar quais as listas de bloqueio que pretende ativar – tendo em conta que, quantas mais listas forem ativadas, mais memoria RAM será necessária e mais lentos podem ficar os pedidos à Internet, devido a ser necessário mais tempo para averiguar o bloqueio.

 

listas bloqueio app android

 

É também possível selecionar quais as apps que pretende colocar na “lista branca”, de forma a que não sejam filtrados anúncios nas mesmas – útil para aplicações que não funcionem corretamente com o bloqueio ativo ou onde pretenda apoiar os criadores. Por fim, uma vez que todos os pedidos de rede são filtrados pela VPN local, é também possível modificar os servidores DNS que se pretenda utilizar com a ligação Wi-fi e de dados móveis – por exemplo, para contornar possíveis bloqueios de DNS ou garantir mais privacidade nas ligações.

 

alterar dns android

 

Uma vez que esta aplicação não é permitida na Play Store, o seu download apenas pode ser realizado a partir de lojas de terceiros ou diretamente pelo site do criador. Recomendamos que o download seja feito a partir do site do criador da app.

Em alternativa, o download direto do APK pode ser feito neste link.

 

De relembrar que, para instalar aplicações fora da Play Store, os utilizadores necessitam de ativar a respetiva função nas definições do Android.

Além disso, o código completo da aplicação encontra-se disponível no Github, para quem pretenda verificar o mesmo ou até criar a sua própria adaptação.

 

E lembre-se de ativar a publicidade nas aplicações que pretenda suportar os criadores Smile

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech