1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Xiaomi Mi 2K gaming monitor

 

A Xiaomi pode ser mais conhecida pelos seus smartphones no mercado, mas a realidade é que a empresa tem vindo a expandir as suas ofertas para uma vasta linha de produtos. E uma das mais recentes apostas – pelo menos para os mercados internacionais – é na de monitores.

 

A empresa conta com alguns modelos no mercado da China, mas um dos que pode agora ser adquirido em Portugal é o Xiaomi Mi 2K. Este monitor, claramente focado para o mercado gaming, destaca-se por contar com um tamanho de 27 polegadas, e algumas promessas que vamos avaliar em seguida se são cumpridas.

 

> Características

 

O Xiaomi Mi 2K conta com um painel de 27 polegadas, QHD IPS, que conta com 165 Hz de taxa de atualização. Destaca-se ainda por fornecer 95% de suporte a cores DCI-P3, bem como suporte a DisplayHDR 400 para imagens mais realistas e fluidas.

 

O suporte em metal fornece um acabamento bonito de se ver, sobretudo quando é algo que vai estar visível em destaque no local onde o monitor seja colocado.

 

Monitor a mostrar o TugaTech

 

O ecrã pode ser inclinado, e até usado completamente na vertical, caso assim se pretenda – útil para quem pretenda ter mais do que um monitor e queira ter espaço extra para os conteúdos.

 

> Design

 

O monitor encontra-se com uma tonalidade preta mate, que envolve tanto as laterais do painel frontal como também a nível da parte traseira e do suporte de metal. Este adapta-se em praticamente qualquer ambiente.

 

Os botões de uso do monitor e do menu interno encontram-se na parte inferior do mesmo, e podem ser rapidamente acedidos. Num primeiro uso ainda é necessário ver exatamente ao que cada botão corresponde, mas é algo relativamente simples de se aprender.

 

imagem dos botões no ecrã

 

A montagem também é relativamente simples, embora seja um processo que pode exigir duas pessoas – tendo em conta as dimensões do ecrã. A colocação da parte traseira da estrutura no suporte é feita através da fixação direta – não é necessária nenhuma ferramenta externa para o processo.

 

> Ligações

 

Na parte traseira encontra-se uma entrada DisplayPort 1.4, duas HDMI 2.0 e uma USB IN que faz funcionar as duas USB 3.0 Type-A. Encontra-se ainda uma saída de som 3.5 mm para headphones.

 

As entradas USB podem ser particularmente úteis para quem pretenda ligar os seus dispositivos externos mais rapidamente, embora como se encontram na parte traseira podem ser de acesso mais complicado.

De notar que o local onde as ligações são feitas podem ser escondidas com um pedaço de plástico, que é colocado via imanes, e que evita ter as ligações visíveis da parte traseira. Os cabos podem ser depois colocados para fora desta pequena estrutura.

 

Ligações do monitor

 

O suporte de metal do monitor conta ainda com um pequeno buraco no centro, que pode ser usado para melhor organização dos cabos.

 

> Funcionalidade

 

Em geral, o Mi 2K fornece uma imagem de excelente qualidade. Não existe o conhecido “bleed” da imagem na estrutura, sendo que os 400 nits prometidos de brilho fornecem uma boa capacidade de imagem final para os utilizadores.

 

Uma das características de destaque do Mi 2K encontra-se no suporte ao modo HDR, bem como do sistema de taxa de atualização variável. Ambos estes modos encontram-se, no entanto, desativados por padrão. Os utilizadores necessitam de aceder ao menu do monitor para os ativarem, caso pretendam.

 

Outro detalhe importante será que, apesar de não ser indicado pela Xiaomi, o G-Sync aparenta encontrar-se a funcionar corretamente. Ligada a uma placa NVIDIA, verificamos que a funcionalidade pode ser usada sem problemas, e funciona como esperado.

 

O modo HDR400 fornece boa qualidade para as cores, embora a maioria dos utilizadores não venham a sentir diferenças entre ter este modo ativo ou não. As situações onde este poderá ser mais notável será em jogos com ambientes mais coloridos.

No dia a dia, não se sente grande diferença entre ter o modo ativo ou não. Em algumas situações verificamos que as cores também se apresentavam com uma saturação elevada, conforme o monitor ia realizando o ajuste das mesmas. Isto será visível em jogos com ação rápida.

 

No entanto, para o uso no dia a dia, revela-se um bom dispositivo em geral, com cores realistas e sem ghosting. Em jogos, mantendo o HDR desligado, é igualmente uma boa opção.

 

> Preço

 

O Mi 2K encontra-se disponível atualmente por cerca de 414 euros a partir da Amazon de Espanha. Mas é possível de encontrar também com preços a rondar os 400 euros.

 

> Avaliação final

 

O Mi 2K é um excelente monitor para quem pretenda algo barato, que tenhas as funcionalidades consideradas como básicas para as tarefas do dia a dia e para gaming.

 

Não terá a qualidade de alguns painéis mais avançados, mas os 165 Hz conjugados com o suporte para G-Sync tornam o mesmo perfeitamente adaptado para o uso. Desativando o HDR – e talvez seja por isso que se encontra desativado por padrão – é perfeito para uso em jogos, com boa qualidade de imagem final.

 

No final, uma escolha recomendada para quem pretenda algo preparado para o dia a dia.

 

Aprovação final do TugaTech

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech